ACESSE O BLOG OFICIAL DO LIVRO "UM SALTO NA ESCURIDÃO"


PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES

9.7.09

ESTOU FORA DO RECANTO DAS LETRAS!

Descobri o RL em 2006 ou terá sido ainda em 2005? Já nem lembro direito. Fiquei maravilhado com o trabalho do site. Pela primeira vez em minha vida tive a oportunidade de ver meus trabalhos publicados de verdade; expostos à apreciação de centenas, milhares de pessoas. E o melhor: não eram pessoas comuns, a massa, não! Eram pessoas inteligentes, intelectuais, com sensibilidade e conhecimento. De repente vi meu trabalho reconhecido, elogiado por indivíduos anos luz mais inteligentes e elevados do que eu. Era o tempo de grandes escritores no site, onde se podia falar livremente e trocar as mais fantásticas ideias entre artistas. Nunca me cansei de agradecer a todos que liam meus contos, e ao próprio site por ter me possibilitado tudo isso. Recentemente recebi um e-mail de um leitor aleatório que me perguntava sobre a idoneidade de um certo convite para coletânea por parte de uma editora do RJ. Depois que respondi, o leitor retornou o e-mail muito feliz e se dizendo surpreso por ter sido a mim, Henry Evaristo, que ele enviara sua pergunta. Afirmou que não sabia que a pessoa para qual ele havia enviado o e-mail era eu, o "famoso Henry Evaristo". Fiquei feliz e logo me veio á mente que o Recanto havia sido, também, responsável por este reconhecimento público que se inicia para mim. Claro que meu blog, com a ajuda dos amigos, também é responsável por esta projeção parcial minha, mas se não fosse minha participação no RL, nem mesmo essas pessoas me conheceriam. Todos os meus grandes amigos virtuais me conheceram através deste site.

Pois bem: Agora o RL mudou. Mudou muito. Desde o ano passado há algo errado por lá. É dificil afirmar exatamente quais motivos determinaram a mudança de postura da admnistração do site. Se foram os constantes desentendimentos entre os escritores, a maioria apodrecidos pela soberba, o pedantismo e o egocentrismo (e alguns com distúrbios mentais mesmo) ou se foram as ideologias evangélicas que estão tomando o Brasil de assalto nestes nossos tempos estranhos. O fato é que o site começou a impor uma política extremamente conservadora em todos os seus setores, com emprego de censura, de limitações de todas as espécies, desde solicitar documentos pessoais de seus membros para poderem realizar cadastro até impedir a todos de excluirem suas próprias postagens no forum.

Aos poucos o site foi degringolando, se transformando em algo diferente daquilo que descobri por acaso navegando pela internet. E assistimos seus maiores escritores irem embora. O proprio site, com seus autoritarismos exagerados foi espantando as mentes criativas de suas páginas. E foram restando apenas aqueles que compactuavam com a nova política retrógrada e, quiçá, orientadores dela. Li inúmeras postagens de indivíduos evangélicos passando suas ideias para todos no forum, impondo-as sem resistencia para outros indivíduos predispostos a aceitá-las. Recentemente, no mural do site, li uma postagem (que pena que não a salvei!) de uma recantista repreendendo a TODAS AS PESSOAS que não vão à igreja! Num site que deveria ser laico pois é um lugar de generalidades, que deveria ser um aglutinador de gente de todos os tipos e crenças! Logicamente isso não foi censurado pela moderação. Mas todos sabemos que nosso amigo Rogério Silvério foi expulso do RL por manifestar suas ideias sobre religião! Todos sabemos que Paulo Soriano teve sua pessoa e sua família ameaçados por alguém do Recanto das Letras por manifestar sua opinião sobre Deus! E eu pergunto: Que diabo de site o RL se transformou? Seguiu a nova tendência de se evangelizar que assola o país? Então, se essa é a explicação, podemos entender o porquê de tudo isso: É que onde está o cristianismo está a intolerância, o preconceito, a agressividade, o egocentrismo, a ignorância, o pedantismo, a ignomínia, a difamação, o racismo, a agressão verbal e física.

No final do ano passado a moderação me enviou um e-mail no qual afirmava que ela mesma, e os outros recantistas, achavam que a Irmandade das Sombras ocupava inutilmente um espaço muito grande. Completamente ignorante de tudo, a moderação nos acusava de em nada contribuirmos para o site e para o forum! Desconsiderou nossos exercícios de composição, desconsiderou nossa contribuição à literatura fantástica nacional sempre apresentando contos de qualidade e desconsiderou, principalmente, nossa coletânea, publicada em livro, sem nenhuma participação do RL nem pra ajudar a divulgar! Nem mesmo entre as propagandas dos volumes lançados pelos "poetas" do RL nos foi dedicado um mínimo espaço para nossa coletânea. Estariam os outros membros do site, no momento em que a moderadora me enviou o e-mail, pressionando em seus ouvidos, nos chamando de diabólicos, de descrentes, de infiéis? Já até imagino as citações: "Tem mesmo é que mandar esse pessoal dessa tal de irmandade pro inferno!" "Eles têm que morrer!" (os evangélicos falam assim, sabiam? Rsrsrsr!) "Essa turma vai trazer o diabo pra dentro do site!" "Bando de satanazes!" "Queima eles Jesus!" "Essa gangue tá amarrada em nome do Senhor!" .

Brincadeiras à parte, o que ocorreu é muito sério (?) e lamentável. O Recanto era o principal site de literatura "amadora" da internet brasileira. Agora se reduziu a um reduto de adoradores hipócritas que de dia estão tentando evangelizar os outros com posturas demagógicas sobre tudo e de noite postam textos pornográficos sob pseudônimos!

Mas o problema do RL não é só a questão religiosa. Há também a ineficiência em se tratar com as questões de desobendiência aos estatutos. Há também a proteção ao indivíduos que se tornam mais proximos afetivamente dos administradores. No meio de tudo isso tem também o delicado problema que o dono do site tem de não poder correr riscos de perder membros pagantes! Assim os não pagantes acabam sendo tratados com menor respeito e importância afinal quem paga sempre tem razão, não?

Como é sabido por todos, ou ao menos todos deveriam saber, o fim da IS foi determinado por três fatores: As idéias de seu fundador que destoavam do pensamento da maioria dos membros do grupo; o e-mail fulminante, desrespeitoso e equivocado da moderação e a ironia e as afirmações maldosas gratuitas de um outro membro do forum que irei chamar de Cremutcho para não revelar seu verdadeiro nome. E, depois da dissolução, a admnistração do site aproveitou para realizar uma "limpeza étnica" no site. Deletou TODOS os tópicos relacionados com a literatura fantástica rapidinho, como quem se livra de uma praga. Depois, como para dar a entender que o site é imparcial, abriu um tópico sobre o tema em outra posição do forum, escondido de todos, dificil de localizar. Não à toa o tópico está lá aberto até hoje e sem nenhuma participação. Ora, ninguém sabe que existe!

Depois do fim da IS, e vendo que os tópicos restritos à poesia cresciam a cada dia, eu havia perdido totalmente o interesse no Recanto, mas mantinha minha escrivaninha aberta por conta da exposição que ele garantia ao meu trabalho. Nos últimos dias, no entanto, reiniciei minhas atividades no forum do RL e passei a opinar sobre as politicas do site. Há três dias fiz severas críticas à política de não poder deletar as postagens realizadas, ou seja, vc não pode apagar a sua propria postagem. Fiz as críticas, sim, ferrenhas. E com meu estilo sempre bem humorado. De repente, do nada, como um daqueles pistoleiros contratados, me aparece uma pessoa, uma mulher, escrevendo coisas um tanto quanto ofensivas contra mim e contra alguns outros colegas num determinado tópico. Ora, não contei conversa, emiti minha opinião de volta, com certeza. Veio então a moderação, completamente vendida a esta nova ideologia do RL, e deu total razão à tal mulher ofensora. Ai o bicho pegou mesmo! Rrsrsrsr!

Não é possivel isso! Será uma conspiração para o fim da presença dos escritores de litfant no recanto das letras? Aliás, aquilo lá deveria ser chamado agora de recanto dos poétas cristãos.

Considerarei a possibilidade de, em breve, publicar todo o conteúdo do tópico para que os amigos vejam o ocorrido e a injustiça cometida. Vai depender de como a administração vai tratar o assunto.

Em meu e-mail final para a moderação, eu não fui nada econômico. Creio que eles, que sempre estão absolutamente certos, não ficarão nem um pouco felizes com o irão ler. Por isso espero que os amigos estejam prontos a me ajudar caso o site queira, de alguma maneira, tentar denegrir minha imagem virtual pois sei que essa é uma atitude bastante comum em grupos que seguem orientações cristãs.

Estou postando este texto sobre o que aconteceu para que meus amigos e meus leitores saibam o real motivo que me levou a deletar minha conta no Recanto das Letras. A despeito do que a administração possa falar por ai, essa é a única verdade, e tenho tudo o que foi dito no tal tópico salvo aqui no meu hd para provar.

Lamento profundamente que as coisas tenham tido esse desfecho mas, ao mesmo tempo, me sinto aliviado por ter me afastado definitivamente dessas pessoas. O Recanto das Letras do qual saio agora não é o mesmo no qual eu entrei. Já sou obrigado a viver entre este tipo de gente na minha vida real e não posso com mais uma dose também na vida virtual.

Sei que os que convivem comigo, conhecem meu trabalho e meu comportamento, irão continuar me apoiando e acompanhando as coisas que escrevo. A Câmara dos Tormentos é meu endereço fixo agora. Aqui será a base para todo o meu trabalho. Todos aqui são bem vindos mesmo, de verdade, sem demagogia, sem hipocrisia, sem falsidade.

Abraços!


Henry Evaristo

LÊ AGORA!

A Rainha dos Pantanos - Henry Evaristo

Virgílio - Henry Evaristo

UM SALTO NA ESCURIDÃO - Henry Evaristo publica seu primeiro livro

O CELEIRO, de Henry Evaristo

Índices gerais

COMUNICADO

Este blog possui textos e imagens retirados de outros sites. No entanto, não temos intenção de nos apropriar de material autoral de quem quer que seja e solicitamos a quem não desejar ver sua obra republicada pela Câmara que entre em contato pelo e-mail disponibilizado para que nós possamos retirar imediatamente o conteúdo.

Qualquer contato pode ser feito pelo e-mail:

voxmundi80@yahoo.com.br



Henry Evaristo

Clique nos meses para ver nossas publicações.

Colmeia: O melhor dos blogs

LICENÇA DE USO DO CONTEÚDO DESTE BLOG

Selos de qualidade recebidos pela CT!

<b>Selos de qualidade recebidos pela CT!</b>
Indicado por Carla Witch Princess do blog WITCHING WORLD e por Tânia Souza do blog DESCAMINHOS SOMBRIOS.

Indicado pelo site GOTHIC DARKNESS

Indicado por Duda Falcão do blog Museu do Terror (www.museudoterror.blogspot.com)


Oferecido por Pedro Moreno do blog CRIPTA DE SANGUE



Indicado por VAMPIRELLA do blog Artes VAMPIRELLA http://vampirella84arts.blogspot.com/




Criado por WITCH PRINCESS; indicado por Tânia Souza do Descaminhos Sombrios.

Blog indicado: MASMORRA DO TERROR


AVISO AOS ESPERTINHOS!

CÓDIGO PENAL - ARTIGOS 184 E 186


Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4º O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.



Seja um fiel seguidor da Câmara dos Tormentos!

LÊ AGORA!

Matilhas - Henry Evaristo

O Lugar Solitário - Henry Evaristo

A Clareira dos Esquecidos (primeira parte) - Henry Evaristo

O OCASO DE HAES-NORYAN, de Henry Evaristo

EU REÚNO AS FORÇAS DOS ABÍSMOS , de Henry Evaristo

Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!

<b>Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!</b>
Para mais informações, clique na imagem!