ACESSE O BLOG OFICIAL DO LIVRO "UM SALTO NA ESCURIDÃO"


PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES

9.7.09

ESTOU FORA DO RECANTO DAS LETRAS!

Descobri o RL em 2006 ou terá sido ainda em 2005? Já nem lembro direito. Fiquei maravilhado com o trabalho do site. Pela primeira vez em minha vida tive a oportunidade de ver meus trabalhos publicados de verdade; expostos à apreciação de centenas, milhares de pessoas. E o melhor: não eram pessoas comuns, a massa, não! Eram pessoas inteligentes, intelectuais, com sensibilidade e conhecimento. De repente vi meu trabalho reconhecido, elogiado por indivíduos anos luz mais inteligentes e elevados do que eu. Era o tempo de grandes escritores no site, onde se podia falar livremente e trocar as mais fantásticas ideias entre artistas. Nunca me cansei de agradecer a todos que liam meus contos, e ao próprio site por ter me possibilitado tudo isso. Recentemente recebi um e-mail de um leitor aleatório que me perguntava sobre a idoneidade de um certo convite para coletânea por parte de uma editora do RJ. Depois que respondi, o leitor retornou o e-mail muito feliz e se dizendo surpreso por ter sido a mim, Henry Evaristo, que ele enviara sua pergunta. Afirmou que não sabia que a pessoa para qual ele havia enviado o e-mail era eu, o "famoso Henry Evaristo". Fiquei feliz e logo me veio á mente que o Recanto havia sido, também, responsável por este reconhecimento público que se inicia para mim. Claro que meu blog, com a ajuda dos amigos, também é responsável por esta projeção parcial minha, mas se não fosse minha participação no RL, nem mesmo essas pessoas me conheceriam. Todos os meus grandes amigos virtuais me conheceram através deste site.

Pois bem: Agora o RL mudou. Mudou muito. Desde o ano passado há algo errado por lá. É dificil afirmar exatamente quais motivos determinaram a mudança de postura da admnistração do site. Se foram os constantes desentendimentos entre os escritores, a maioria apodrecidos pela soberba, o pedantismo e o egocentrismo (e alguns com distúrbios mentais mesmo) ou se foram as ideologias evangélicas que estão tomando o Brasil de assalto nestes nossos tempos estranhos. O fato é que o site começou a impor uma política extremamente conservadora em todos os seus setores, com emprego de censura, de limitações de todas as espécies, desde solicitar documentos pessoais de seus membros para poderem realizar cadastro até impedir a todos de excluirem suas próprias postagens no forum.

Aos poucos o site foi degringolando, se transformando em algo diferente daquilo que descobri por acaso navegando pela internet. E assistimos seus maiores escritores irem embora. O proprio site, com seus autoritarismos exagerados foi espantando as mentes criativas de suas páginas. E foram restando apenas aqueles que compactuavam com a nova política retrógrada e, quiçá, orientadores dela. Li inúmeras postagens de indivíduos evangélicos passando suas ideias para todos no forum, impondo-as sem resistencia para outros indivíduos predispostos a aceitá-las. Recentemente, no mural do site, li uma postagem (que pena que não a salvei!) de uma recantista repreendendo a TODAS AS PESSOAS que não vão à igreja! Num site que deveria ser laico pois é um lugar de generalidades, que deveria ser um aglutinador de gente de todos os tipos e crenças! Logicamente isso não foi censurado pela moderação. Mas todos sabemos que nosso amigo Rogério Silvério foi expulso do RL por manifestar suas ideias sobre religião! Todos sabemos que Paulo Soriano teve sua pessoa e sua família ameaçados por alguém do Recanto das Letras por manifestar sua opinião sobre Deus! E eu pergunto: Que diabo de site o RL se transformou? Seguiu a nova tendência de se evangelizar que assola o país? Então, se essa é a explicação, podemos entender o porquê de tudo isso: É que onde está o cristianismo está a intolerância, o preconceito, a agressividade, o egocentrismo, a ignorância, o pedantismo, a ignomínia, a difamação, o racismo, a agressão verbal e física.

No final do ano passado a moderação me enviou um e-mail no qual afirmava que ela mesma, e os outros recantistas, achavam que a Irmandade das Sombras ocupava inutilmente um espaço muito grande. Completamente ignorante de tudo, a moderação nos acusava de em nada contribuirmos para o site e para o forum! Desconsiderou nossos exercícios de composição, desconsiderou nossa contribuição à literatura fantástica nacional sempre apresentando contos de qualidade e desconsiderou, principalmente, nossa coletânea, publicada em livro, sem nenhuma participação do RL nem pra ajudar a divulgar! Nem mesmo entre as propagandas dos volumes lançados pelos "poetas" do RL nos foi dedicado um mínimo espaço para nossa coletânea. Estariam os outros membros do site, no momento em que a moderadora me enviou o e-mail, pressionando em seus ouvidos, nos chamando de diabólicos, de descrentes, de infiéis? Já até imagino as citações: "Tem mesmo é que mandar esse pessoal dessa tal de irmandade pro inferno!" "Eles têm que morrer!" (os evangélicos falam assim, sabiam? Rsrsrsr!) "Essa turma vai trazer o diabo pra dentro do site!" "Bando de satanazes!" "Queima eles Jesus!" "Essa gangue tá amarrada em nome do Senhor!" .

Brincadeiras à parte, o que ocorreu é muito sério (?) e lamentável. O Recanto era o principal site de literatura "amadora" da internet brasileira. Agora se reduziu a um reduto de adoradores hipócritas que de dia estão tentando evangelizar os outros com posturas demagógicas sobre tudo e de noite postam textos pornográficos sob pseudônimos!

Mas o problema do RL não é só a questão religiosa. Há também a ineficiência em se tratar com as questões de desobendiência aos estatutos. Há também a proteção ao indivíduos que se tornam mais proximos afetivamente dos administradores. No meio de tudo isso tem também o delicado problema que o dono do site tem de não poder correr riscos de perder membros pagantes! Assim os não pagantes acabam sendo tratados com menor respeito e importância afinal quem paga sempre tem razão, não?

Como é sabido por todos, ou ao menos todos deveriam saber, o fim da IS foi determinado por três fatores: As idéias de seu fundador que destoavam do pensamento da maioria dos membros do grupo; o e-mail fulminante, desrespeitoso e equivocado da moderação e a ironia e as afirmações maldosas gratuitas de um outro membro do forum que irei chamar de Cremutcho para não revelar seu verdadeiro nome. E, depois da dissolução, a admnistração do site aproveitou para realizar uma "limpeza étnica" no site. Deletou TODOS os tópicos relacionados com a literatura fantástica rapidinho, como quem se livra de uma praga. Depois, como para dar a entender que o site é imparcial, abriu um tópico sobre o tema em outra posição do forum, escondido de todos, dificil de localizar. Não à toa o tópico está lá aberto até hoje e sem nenhuma participação. Ora, ninguém sabe que existe!

Depois do fim da IS, e vendo que os tópicos restritos à poesia cresciam a cada dia, eu havia perdido totalmente o interesse no Recanto, mas mantinha minha escrivaninha aberta por conta da exposição que ele garantia ao meu trabalho. Nos últimos dias, no entanto, reiniciei minhas atividades no forum do RL e passei a opinar sobre as politicas do site. Há três dias fiz severas críticas à política de não poder deletar as postagens realizadas, ou seja, vc não pode apagar a sua propria postagem. Fiz as críticas, sim, ferrenhas. E com meu estilo sempre bem humorado. De repente, do nada, como um daqueles pistoleiros contratados, me aparece uma pessoa, uma mulher, escrevendo coisas um tanto quanto ofensivas contra mim e contra alguns outros colegas num determinado tópico. Ora, não contei conversa, emiti minha opinião de volta, com certeza. Veio então a moderação, completamente vendida a esta nova ideologia do RL, e deu total razão à tal mulher ofensora. Ai o bicho pegou mesmo! Rrsrsrsr!

Não é possivel isso! Será uma conspiração para o fim da presença dos escritores de litfant no recanto das letras? Aliás, aquilo lá deveria ser chamado agora de recanto dos poétas cristãos.

Considerarei a possibilidade de, em breve, publicar todo o conteúdo do tópico para que os amigos vejam o ocorrido e a injustiça cometida. Vai depender de como a administração vai tratar o assunto.

Em meu e-mail final para a moderação, eu não fui nada econômico. Creio que eles, que sempre estão absolutamente certos, não ficarão nem um pouco felizes com o irão ler. Por isso espero que os amigos estejam prontos a me ajudar caso o site queira, de alguma maneira, tentar denegrir minha imagem virtual pois sei que essa é uma atitude bastante comum em grupos que seguem orientações cristãs.

Estou postando este texto sobre o que aconteceu para que meus amigos e meus leitores saibam o real motivo que me levou a deletar minha conta no Recanto das Letras. A despeito do que a administração possa falar por ai, essa é a única verdade, e tenho tudo o que foi dito no tal tópico salvo aqui no meu hd para provar.

Lamento profundamente que as coisas tenham tido esse desfecho mas, ao mesmo tempo, me sinto aliviado por ter me afastado definitivamente dessas pessoas. O Recanto das Letras do qual saio agora não é o mesmo no qual eu entrei. Já sou obrigado a viver entre este tipo de gente na minha vida real e não posso com mais uma dose também na vida virtual.

Sei que os que convivem comigo, conhecem meu trabalho e meu comportamento, irão continuar me apoiando e acompanhando as coisas que escrevo. A Câmara dos Tormentos é meu endereço fixo agora. Aqui será a base para todo o meu trabalho. Todos aqui são bem vindos mesmo, de verdade, sem demagogia, sem hipocrisia, sem falsidade.

Abraços!


Henry Evaristo

10 comentários:

Celly Borges disse...

Bem, não é de hoje que venho percebendo algo de estranho no reino encantado do Recanto! E não é porque a IS foi deletada, mas porque as pessoas estão tão cegas, a ponto de ver somente a verdade dela, ou seja, o lado cristão da cousa. Detesto fanáticos religiosos, primeiro porque só defendem a religião e não a crença, depois, porque são chatos mesmo rsrsrs. Também estou com muita vontade de sair do Recanto, não o fiz por pura preguiça e somente isso. Acabou o tempo em que o Recanto e o Fórum eram lugares agradáveis, em que todos éramos felizes hihihi. Lembro do 2° dia de existencia da IS, que fora criada a IA (Irmandade do Amor), exatamente porque quem a criou, não sabia sobre o que se tratava a IS. Achavam que nós éramos loucos, satânicos (assim como a moderação agora, não leu a descrição). Mas esta mesma pessoa que criou a IA, deletou o tópico (naquele tempo podia) e se juntou a nós, inclusive participou do nosso livro. Enfim, quero dizer que isso é hipocrisia que estão fazendo com o Recanto! Bjoo Henry, estarei sempre com vc! ^.^

Anônimo disse...

O próprio sistema deste blogger (blogspot) é muito melhor que o RL; quase todo mundo tem um blogger, e aqui pode-se escrever tudo realmente, sem censura, sem pagar mensalidades caras.
Claro, o RL teve sua fase áurea, onde muitos autores se aperfeiçoaram ali, mas concordo com tudo o que escreveste, em gênero, número e grau.
ROGERIO
www.rogsildefar.yolasite.com (com meu blog inserido nele)AGORA COM ÉCHIOOO! rss rsss

Anônimo disse...

Meu caro amigo Henry, não digo que sinto pela sua saída do RL, pois continuarei acompanhando sua incomparável produção aqui na Câmara, ou onde quer que resolva publicar os seus magistrais contos. Quanto a cristianização do RL, já havia notado o exagerado espaço à "poesias" evangélicas e afins. Bom, não sei qual a tua posição, mas sou ateu, dos radicais, e sei bem o que o pensamento religioso é capaz de produzir e fazer. Tautologia pura, sofismas intermináveis, tudo na intolerante tentativa de provar a existência de uma "fada celeste", um "mamilo entumecido" que tudo vê e as onibaboseiras de sempre. Dawkins, Onfray, Hitchens, Dennett, Sagan, Sam Harris, Holbach, e mtos outros, há muito me mostraram como lidar com esta mentira teista e toda a sua verborragia travestida de retórica. Continuarei postando meus textos no RL até eles entenderem que meus contos são satanistas demais rsrsrs. Talvez eles saibam o sombolismo do portador da luz seja esse mesmo, de não submissão, de contestação.Que o satã odiado deles significa a razão, a inteligência, a luz no obscurantismo da crença, da fé. Não é a toa que sua tradução é adversário. Das trevas do pensamento religioso! Um abraço, grande Henry!

TANIA ORSI VARGAS disse...

olá Henry

Faz muito tempo que percebi esta mudança do Recanto pra pior e na verdade nunca mais tive um grupo de amigos como tivemos no antigo Fórum. E até os inimigos que fiz naquelas brigas e discussões agora me elogiam e procuram, como o Obed de Faria e seu sempre companheiro Rosival Muniz de Oliveira. Dos antigos restam poucos e a qualidade está péssima, com capas inteiras de titulos intragáveis seguidamente. Nunca mais frequentei o Fórum nem mural, estou há mais um ano no meu canto pra não correr risco de cruzar com assombração. Estou desmotivada e como dizia ao Rogério hoje, eu publicquei no site O Melhor da Web alguns textos e em pouc tempo registraram um número de lieturas como nunca tive no Recanto, onde estou sendo lida somente por um grupo pequeno e ainda tenho que encarar uns comentários de criaturas sem noção. E quanto ao regulamento que disseram ter modificado, eu li o de sempre, que era pribido cenas de violência, pedofilia,etc. nos eróticos e fui lá ver, só encontrei coisas desse gênero. Censura no Recanto? kkkkkk Censura pode ser, mas para faze limpeza e retirar os que atrapalham os objetivos que sempre existiram, somente no início deixaram a corda esticada pra fazer o site crescer e depois foi o que se viu, nas mãos da nefasta Vaca Serrana, aquela que ligou um dia pra minha casa pra me ameaçar e dpeois ficou me alisando porque comecei a dar indiretas no fórum com a Viviane Abreu que sabia dos podres dela e me contou. E tem mais, um dia falei num texto algo sobre o Recanto no meu blog e recebi uma intimação sobre isso. Censura até fora do Refanto, mas pra gente como tu e eu, quando nos tornamos inconvenientes. Você não precisa deles pra nada e é melhor mesmo nem pensar, pois do jeito que vai, corremos o risco de ter um presidente evangélico. Eles tem a petulância de colocar adesivos onde se lê DEUS É FIEL e conseguiram fazer de Jesus o seu menino de recados, arre... Te desejo muita sorte, foi bom ter convivido contigo naquelas tardes no fórum, beijão garoto!!!

Anônimo disse...

Caríssimo Henry,
Lamento profundamente o ocorrido e, por certo, trata-se da extensão de uma atitude que há muito vem imperando no RL. Desqualificar a inestimável contribuição da IS, não só para a literatura "fantástica", mas para o próprio enriquecimento do fórum e do RL como portal, é um absurdo que só pode caber na mediocridade de quem se arvorou na condição de censor naquelas plagas. A você, meu amigo, penhoro minha sincera solidariedade. Grande abraço! Obed de Faria Junior.

☥•●נ∂αѕ●•☥ disse...

eu como novato no RL não tinha a mínima ideia
de tudo isso que acabei de ler aqui,
"por acaso inclusive".
é uma pena saber que muitas pessoas já não participam mais do site.
e pelo que li são pessoas muito talentosas..
fiquei decepcionado ao saber de todas
essas coisas que aconteceram.

espero que sempre existam outros
recantos onde o "livre arbítrio" e a liberdade de expressão sejam respeitadas
abraço!!!

Anônimo disse...

Já fui do Recanto (RL) e saí por vários motivos, não sou de criticar as pessoas e sim creio em um equilíbrio entre partes. Gosto de poesias e contos e acredito que o verdadeiro escritor não tem preconceitos contra as variadas formas e idéias de expressar os sentimentos, porém existem "pessoas" que acham que estão acima de tudo e que a verdade delas é a que vale.
A arte de escrever não se limita a flores e amores, há muito mais nas almas das pessoas. É inacreditável que em nosso século ainda existam fogueiras queimando e pessoas sendo acusadas pela simples liberdade de expressão. A maldade vem de "seres" que têm a mente fechada. O mundo e os sentimentos não são apenas feitos de alegrias e "paixões". Acredito que devemos olhar para os dois lados e não se fixar em um só ponto, abrangência traz a experiência. É triste que no mundo de hoje, quanto mais as coisas mudam, mais elas permanecem as mesmas, pelo jeito ainda existem Inquisitores em atividade!!!! Não se pode pensar em luz sem levar em consideração a escuridão, porque uma completa a outra. Bem isso é só um pequeno desabafo de uma pessoa que se aborreceu muito naquele site (RL).

Pedro Galuchi disse...

As Inquisições e Holocautos não terminam jamais... O RL tem seres humanos e humanos são animais piores... Invejosos, perigosos,, fofoqueiros... Valho-me do RL apenas para divertir-me e assim o vejo... Há de otraparte pessoas com excelente indole que até fiquei conhecendo pessoalmente... Pena a existencia de maníacos... Já fui plagiado, ofendido, criticado mas a carruagem continua passando... Gostei de seu blog...

prosar disse...

Caro Henry, o Recanto é um recorte do mundo, nem melhor, nem pior, também já sofri das agressões gratuitas num determinado momento, cogitei sair, ouvi as vozes dos confrades mais próximos me recolhi e optei por ficar e evitar a civilidade gratuita que costuma ser premissa nas pessoas equilibradas.
Subi o nível das postagens, coloquei conteúdo de valor academico e trombei de frente contra os intolerantes, não há um ato de censura que eu não reprove publicamente...
A liberdade de expressão pode ser atacada ainda neste seu blog, de forma indireta, da mesma forma como tomei conhecimento da sua lamentável saída, duas vezes lamentável pelos motivos.
Quanto a causa evangélica ou satanica, existe a lei que uma vez acionada põe todos em seus devidos lugares; penso que voce deveria considerar a publicidade do evento como forma de cobrar o desagravo e permitir que Recantistas como eu possa tomar ciencia dos rumos que o sítio toma, longe de comprar a sua briga, para a minha formação é intolerável este tipo de postura, há muito chamo determinados tópicos de chá das cinco e publico minhas sátiras em direção aos fantoches de plantão que se prestam aos desmandos deste autoritarismo bíblico.
Durante o debate pela modificação da política editorial, pude contar nos dedos, as mentalidades progressistas e pro ativas no trato com informação, os desdobramentos, e aí incluo a sua decisão de sair é a conta a pagar.
Até que eles cansem da minha pena, haverá muito com que se preocupar...
Abraços e o sucesso de sempre, Dudu Oliveira.

Unidade na Diversidade disse...

Gostei muito do que li d'ocê. Percebo que você não está comprometido com ideologias ultrapassadas nem dogmáticas. Evoluímos em tudo, mas não temos coragem de enfrentar o atraso das crendices. Sou Professor, 45, vivo em concubinato, filhos nem pensar, e fé? muito pior... sou simpatizante das teorias sistêmicas atuais e me identifico como HOLOÉTICO PLANETÁRIO. Gostaria de saber sobre a Irmandade das Sombras... Abraços, tonyholanda(é assim que estou regristrado no RL).ali

LÊ AGORA!

A Rainha dos Pantanos - Henry Evaristo

Virgílio - Henry Evaristo

UM SALTO NA ESCURIDÃO - Henry Evaristo publica seu primeiro livro

O CELEIRO, de Henry Evaristo

Índices gerais

COMUNICADO

Este blog possui textos e imagens retirados de outros sites. No entanto, não temos intenção de nos apropriar de material autoral de quem quer que seja e solicitamos a quem não desejar ver sua obra republicada pela Câmara que entre em contato pelo e-mail disponibilizado para que nós possamos retirar imediatamente o conteúdo.

Qualquer contato pode ser feito pelo e-mail:

voxmundi80@yahoo.com.br



Henry Evaristo

Clique nos meses para ver nossas publicações.

LICENÇA DE USO DO CONTEÚDO DESTE BLOG

Selos de qualidade recebidos pela CT!

<b>Selos de qualidade recebidos pela CT!</b>
Indicado por Carla Witch Princess do blog WITCHING WORLD e por Tânia Souza do blog DESCAMINHOS SOMBRIOS.

Indicado pelo site GOTHIC DARKNESS

Indicado por Duda Falcão do blog Museu do Terror (www.museudoterror.blogspot.com)


Oferecido por Pedro Moreno do blog CRIPTA DE SANGUE



Indicado por VAMPIRELLA do blog Artes VAMPIRELLA http://vampirella84arts.blogspot.com/




Criado por WITCH PRINCESS; indicado por Tânia Souza do Descaminhos Sombrios.

Blog indicado: MASMORRA DO TERROR


AVISO AOS ESPERTINHOS!

CÓDIGO PENAL - ARTIGOS 184 E 186


Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4º O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.



Seja um fiel seguidor da Câmara dos Tormentos!

LÊ AGORA!

Matilhas - Henry Evaristo

O Lugar Solitário - Henry Evaristo

A Clareira dos Esquecidos (primeira parte) - Henry Evaristo

O OCASO DE HAES-NORYAN, de Henry Evaristo

EU REÚNO AS FORÇAS DOS ABÍSMOS , de Henry Evaristo

Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!

<b>Antologia do Absurdo! Um valhacouto de histórias trêfegas! Adquira o seu!</b>
Para mais informações, clique na imagem!