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6.12.08

OS CÃES DE TÍNDALOS

A Câmara traz para seus apreciadores mais um grande clássico da literatura fantástica. Recentemente publicado em nosso endereço como sendo de autoria de Howard Phillips Lovecraft, fomos agora esclarecidos de que, na verdade, o autor da obra é o norte-americano Frank Belknap Long. Agradecemos ao escritor e amigo Rogério Silvério de Farias pela valiosa informação.







OS CÃES DE TÍNDALOS




Frank Belknap Long







I





- Eu estou contente que você tenha vindo - Chalmers disse.



Estava sentado próximo à janela, muito pálido. Próximo a um dos braços dele
queimavam duas velas quase derretidas que projetavam uma luz cor de âmbar
fraca no longo nariz e em seu pequeno queixo. No apartamento de Chalmers não
havia nada absolutamente moderno. O dono do apartamento tinha a alma medieval
e preferia os manuscritos iluminados aos automóveis, e as gárgulas de pedra
que os aparatos de rádio e as máquinas de calcular.



Removeu os livros e documentos que se amontoavam em um sofá e, ao atravessar
a sala para me sentar me surpreendi ao ver na mesa dele algumas fórmulas
matemáticas de um físico contemporâneo célebre junto com algumas estranhas
figuras geométricas que Chalmers tinha copiado em alguns finos papéis
amarelos.



- Surpreende-me esta coexistência de Einstein com John Dee - disse ao desviar
o olhar das equações matemáticas e descobrir os volumes estranhos que
constituíam a pequena biblioteca de meu amigo. Nas prateleiras de ébano
conviviam Plotino, Emmanuel, Mascópoulos, São Tomás de Aquino e Frenicle de
Bessy. As poltronas, a mesa, a escrivaninha estavam cobertas com livros e
folhetos sobre feitiçaria medieval e magia negra, bem como também de textos
sobre todas as coisas bonitas e audaciosas que nosso mundo moderno rejeita.
Chalmers me ofereceu sorrindo, um cigarro russo e disse:



- Nós estamos chegando à conclusão agora que os velhos alquimistas e bruxos
tinham razão em setenta cinco por cento, e os biólogos e o materialistas
modernos estão enganados em noventa por cento.



- Você sempre fez pouco da ciência de hoje em dia - disse, com uma expressão
clara de impaciência.



- Não - respondeu - eu apenas tiro um sarro com o dogmatismo dela. Eu sempre
fui um rebelde, um campeão da originalidade e das causas perdidas. Não se
sinta estranho por ter decidido rejeitar as conclusões dos biólogos
contemporâneos.



- E o que me diz de Einstein? - eu perguntei.



- Sacerdote da matemática transcendental! - murmurou com respeito. - Um
místico profundo, um explorador de reinos imensos dos quais a existência só
agora se começa a suspeitar.



- Então você não rejeita a ciência completamente.



- Claro que não! O que não me inspira confiança é o positivismo destes
últimos cinqüenta anos, tampouco as idéias de Haeckel, as de Darwin e as de
Bertrand Russell. Eu acredito que a biologia falhou lamentavelmente quando
tentou explicar a origem e o destino do homem.



- Dê a eles uma margem de tempo.



Os olhos de Chalmers faiscaram:



- Meu amigo - murmurou -, você acaba de fazer um jogo verdadeiramente sublime
de palavras. Dê a eles uma mergem de tempo. Eu daria encantado, porém
precisamente quando se fala de tempo, os modernos biólogos se lançam a rir.
Eles possuem a chave, mas se recusam a usar-lá. O que sabemos nós sobre o
tempo? Einstein considera-o relativo e acredita que se pode interpretar em
função do espaço, de um espaço curvo. Mas não é necessário ficar preso ali.
Quando as matemáticas param para nos ajudar, por acaso você não pode seguir
em frente com ajuda da... intuição?



- Esse é um terreno escorregadio. O verdadeiro investigador sempre evita cair
nessa armadilha. Por isso que a ciência moderna avança tão lentamente. Só
admite o que pode ser demonstrado. Mas você...



- Eu, sabe o que faria ? Tomaria haxixe, ópio, todas as drogas. Eu imitaria
as sábios orientais se por acaso assim eu conseguisse...



- Conseguisse o quê?



- Conhecer a quarta dimensão.



- Isso é puro teosofia, uma estupidez!



- Talvez , mas eu sou acredito que as drogas podem aumentar o alcance da
consciência humana. William James concorda com isso. Além disso, descobriram
uma nova.



- Uma droga nova?



- Foi utilizada durante séculos pelos alquimistas chineses, porém, apenas se
conhece no ocidente. Possui certas propriedades ocultas surpreendentemente
assombrosas. Graças a esta droga e a meu conhecimento matemático, acredito
que eu posso remontar o curso do tempo.



- Não entendo o que você quer dizer.



- O tempo não é nada mais que nossa imperfeita percepção de uma nova dimensão
espacial. O tempo e o movimento são outras ilusões. Tudo o que existiu desde
a origem do universo existe agora também. O que aconteceu durante milênios,
continua acontecendo em outra dimensão do espaço. O que acontecerá dentro de
milênios, acontece agora lá. Se não percebemos, é porque tampouco podemos
penetrar na dimensão espacial onde elas acontecem. os seres humanos, tal como
os conhecemos, não são apenas partes infinitesimais de um todo imenso. Cada
um de nós está unido a toda a vida que já existiu no planeta. Todos os nossos
antepassados formam parte de nós. Deles, somente o tempo nos separa, e o
tempo é uma ilusão.



- Creio que começo a compreender. - murmurei.



- Basta que tenha uma vaga idéia do assunto para que possa me ajudar. O que
quero é arrancar de meus olhos o véu da ilusão que os cobre e ver o princípio
e o fim.



- E você acredita que esta droga nova serviria para algo?



- Estou convencido disto. E desejo que me ajude. Eu quero tomá-la
imediatamente. Eu não posso esperar. Eu tenho que ver - seus olhos lançaram
vislumbres estranhos. - eu viajarei pelo tempo. Eu voltarei no tempo.



Chalmers se levantou e pegou de cima da chaminé uma caixa quadrada.



- Aqui eu tenho cinco grânulos da droga Liao. Era usado pelo filósofo chinês
Lao-Tse e, e Tao. Tao é a força mais misteriosa no mundo. Cerca e penetra
todas as coisas e contém dentro sim a totalidade do universo visível e tudo
aquilo nós denominamos realidade. O que pode contemplar o mistério do Tao
saberá que tudo aquilo era e tudo aquilo será.



- Fantasias -comentei.



- Tao é como um enorme animal reclinado e imóvel que contém em si todos os
mundos, o passado, o presente e o futuro. Através de uma fissura que chamamos
de tempo, percebemos setores desse monstro terrível. Com a ajuda dessa droga
vou aumentar essa fissura. Desse modo, contemplarei a verdadeira face da
vida; verei a besta inteira, imensa e escondida.



- E qual será a minha missão?



- Escutar, meu amigo. Escutar e anotar o que irá escutar. E se eu ficar tempo
demais no passado, você deve me sacudir violentamente, para trazer-me de
volta a realidade. Se notar que estou sofrendo danos físicos intensos, deve
fazer-me regressar imediatamente.



- Chalmers -disse-, não estou gostando disso. Você vai correr um risco
terrível. Não acho que exista uma quarta dimensão, muito menos o Tao.
Tampouco aprovo o uso de drogas desconhecidas.



- Para mim não é desconhecida - afirmou. - Conheço seu efeito sobre o homem e
também seus perigos. A droga em si não é perigosa. Meu único medo é perder-me
no abismo do tempo, porque você deve saber que é minha intenção colaborar
ativamente com a droga. Antes de tomá-la, me concentrarei nos símbolos
geométricos e algébricos que estão desenhados neste papel -me mostrou o
diagrama que tinha sobre os joelhos- e assim prepararei meu espírito para a
viagem transtemporal. Primeiro me aproximarei o máximo possível da quarta
dimensão apenas com a força de meu próprio ego, e então tomarei a droga que
me dará o poder oculto da percepção. Antes de penetrar no mundo onírico do
misticismo oriental terei toda a ajuda matemática que a ciência pode me
oferecer. A droga abrirá as portas da percepção e as matemáticas me
permitirão compreender intelectualmente o que estiver atrás de tais portas.
Meus conhecimentos matemáticos e minha aproximação consciente com a quarta
dimensão completarão a ação da droga. Em meus sonhos já consegui muitas vezes
captar a quarta dimensão na forma intuitiva e emocional, mas em estado de
vigília eu nunca era capaz de me recordar do esplendor oculto que me era
revelado momentaneamente em sonhos. Eu acredito, porém, que com sua ajuda,
desta vez eu poderei. Você anotará tudo o que eu disser enquanto estiver em
transe, por mais estranho e incoerente que lhe pareça. Ao regressar, espero
poder elucidar-lhe tudo que você não tenha entendido. Não estou seguro de que
terei êxito, mas, se eu tiver -um brilho estranho apareceu em seus olhos-, o
tempo não mais existirá para mim.



Então, sentou.



- Vou fazer o experimento agora mesmo. Sente, por favor, junto da janela, e
não deixe de me vigiar. Tem pena?



Concordei secamente e peguei minha pena Waterman verde claro do bolso
superior de minha jaqueta.



- E trouxe algo onde possa escrever, Frank?



De má vontade, peguei uma agenda.



- Continuo energicamente não aprovando esse experimento - grunhi. - Vai
correr um risco terrível.



- Não seja criança! -balançou o dedo para mim-. Estou decidido a fazê-lo
apesar de tudo o que você disse, e a fazê-lo agora mesmo. Por favor, faça
silêncio enquanto medito sobre esses diagramas.



Pôs os desenhos a sua frente e se concentrou intesamente neles. Em silêncio,
ouvia como o relógio avançando segundo a segundo. Uma angústia indefinida
comprimia meu peito.



De repente, o relógio parou. Nesse momento, Chalmers colocou a droga na boca
e a tragou.



Rapidamente me aproximei dele, mas com o olhar me advertiu para que não o
interrompesse.



- O relógio parou -murmurou-. As forças que o governam aprovam meu
experimento. O tempo parou e eu tomei a droga. Meu Deus, faça com que eu não
me perca!



Fechou os olho e se ajeitou no sofá. Seu rosto estava pálido e respirava com
dificuldade. - Começam as trevas - murmurou. - Anote. Tudo está ficando escuro e estão
sumindo os objetos familiares do apartamento. Ainda os vejo, porém borrados.
E estão sumindo rapidamente.



Sacudi a pluma, pois a tinta falhava, e segui tomando nota velozmente.
- Abandono o apartamento. As paredes se dissolvem como névoa. Não vejo nenhum
objeto, mas posso ver sua cara. Suponho que esteja escrevendo. Creio que
estou a ponto de dar um grande salto através do espaço, e talvez do tempo.
Tudo é confuso, incerto.



Permaneceu em silêncio algum tempo, com o queixo apoiado no peito. De
repente, ficou rígido e abriu os olhos.



- Meu Deus! - exclamou. - Vejo.



Achava-se todo contraído, tenso, mirando firmemente a parede que havia a sua
frente. Porém eu sabia que seu olhar atravessava-a e que os objetos do
apartamento não existiam para ele.



- Chalmers! Chalmers! Acordo-o?



- De modo algum! - uivou. - Vejo tudo! Ante mim vejo os bilhões de anos que
me precederam neste planeta. Vejo homens de todas as épocas, de todas as
raças, de todas as cores. Lutam, se matam, constróem, dança, cantam. Sentamse
em torno da fogueira primitiva, em desertos frios, e tencionam elevar-se
no ar a bordo de aviões. Cruzam os mares em toscos barcos de troncos e
enormes barcos a vapor. Pintam bisões e elefantes nas paredes de grutas
lúgubres e cobrem tecidos enormes com formas e cores do futuro. vejo os
emigrantes procedentes de Atlântida e Lemuria. Vejo as raçãs ancestrais: os
anões negros que invadem a Ásia e os homens de Neanderthal, de cabeça
inclinada e pernas tortas, que se espalham pela Europa. Vejos os aqueos
colonizando as ilhas gregas e contemplo as primeiras noções da nascente
cultura helênica. Estou em Atenas e Péricles é jovem. Encontro-me em terra
italiana. Participo do rapto das sabinas. Caminho com as legiões imperiais.
Tremo de respeito e de pavor quando brilham os gigantescos estandartes e o
solo trepida sob o passo dos vitoriosos. Conduzo uma litera de ouro e marfim
arrastada por negros touros de Tebas, e ante mim ajoelham-se mil escravos e
as mulheres, cobertas de flores, exclamam: Ave César!. Eu sorrio para eles e
súdo a multidão. Sou escravo numa galera. Vejo como, pedra por pedra, se
levanta uma catedral. Contemplo durante meses, durante anos, como vão
colocando em seu sítio cada uma de suas capelas. Estou crucificado, cabeça
para baixo, nos perfumados jardins de Nero, e vejo, com ironia e desprezo,
como funcionam as câmaras de tortura e da Inquisição. É um espetáculo
divertido!



- Penetro nos mais sagrados santuários. Entro no Templo de Vênus. Ajoelho-me,
em adoração, ante a Magna Mater e arremesso moedas ao seio das postitutas
sagradas que, com o rosto oculto, esperam nos Jardims da Babilônia. Penetro
em um teatro inglês da época isabelina e, no meio de uma multidão fedorenta,
aplaudo O Mercador de Veneza. Passeio com Dante pelas estreitas ruelas de
Florença. Enquanto admiro, extasiado, à jovem Beatriz, seu vestido roça em
minhas sandálias. Sou sacerdote de Ísis e meus poderes mágicos assombram o
mundo. Aos meus pés se ajoelha Simon Mago, implorando minha ajuda, e o Faraó
treme ante minha presença. Na Índia, falo com os Maestros e fico horrorizado,
pois suas revelações são como sal em uma ferida sangrando. Percebo tudo
simultaneamente. Percebo tudo de uma vez e a partir de todos os ângulos
possíveis. Tomo parte de todas as bilhões de vida que me precederam. Existo
em todos os seres humanos e todos os seres humanos existem em mim. Em um
instante, vejo toda a história do homem, o passado e o presente.



- Mediante um pequeno esforço, sou capaz de contemplar passados cada vez mais
longínquos. Agora me remonto em direção da própria origem, através de curvas
e ângulos estranhos. Ao meu redor se multiplicam os ângulos e curvas. Há
grandes setores de tempo que percebo através de curvas. Existe um tempo curvo
e um tempo angular. Os moradores do tempo curvo não podem penetrar no tempo
angular. tudo é muito estranho.



- Sigo retrocedendo cada vez mais. Da Terra, os homens já desapareceram. Vejo
répteis gigantescos escondidos sob enormes palmeiras e nadando em pútridas
águas negras. Os répteis desapareceram. Não há mais animais na terra, porém
vejo perfeitamente sob as águas formas sombrias que se movem lentamente entre as algas.
- As formas que vejo são cada vez mais simples. Agora os únicos seres vivos
são células. Ao meu redor, há cada vez mais ângulos, ângulos totalmente
alheios à geometria humana. Tenho um medo horrível. Na criação existem
abismos nos quais o homem nunca penetrou.



Segui sem perdê-lo de vista. Chalmers havia se levantado e gesticulava como
se pedisse ajuda. Então falou:



- Atravesso ângulos alheios ao espaço terrestre. Aproximo-me do horror
supremo.



- Chalmers! - exclamei. - Quer que eu intervenha?
Ele levou a mão ao rosto, como que para não ver uma visão incrivelmente
espantosa. Porém, disse com dificuldade:



- De forma alguma! Quero seguir adiante... Quero ver... o que há... ainda
mais além...



Sua testa estava coberta de suor frio e movia os ombros de modo espasmódico.
Seu rosto aterrorizado estava cinza.



- Além da vida existem coisas que não consigo distinguir. Porém se movem
lentamente através de ângulos alucinantes.



Nesse momento, percebi pela primeira vez no apartamento um odor bestial e
indescritível, nauseabundo, insuportável. Fui até a janela e a abri
completamente. Quando voltei para o lado de Chalmers e vi sua expressão,
estive a ponto de desmaiar.



- Farejaram-me! - soltou um gemido - Lentamente dão a volta em minha direção.
Todo o seu corpo tremia horrivelmente. Durante um momento agitou os braços no
ar, como se buscando um algo para se proteger, e logo suas pernas cederam.
Caiu no chão, onde permaneceu de bruços, soluçando e gemendo.



Em silêncio, contemplei como se arrastava no chão. Naqueles momentos, meu
amigo não era um ser humano. Rangia os dentes e nos cantos da boca, formou-se
uma espuma branca.



- Chalmers! - gritei. - Chalmers! Basta! Basta, ouviu?



Como que em resposta à minha chamada, começou a emitir uns sons roucos e
convulsivos, semelhantes a latidos, a caminhar em círculo de quatro pelo
chão. Inclinei-me e agarrei-o pelos ombros. Sacudi-o violentamente,
desesperadamente, e ele tentou morder-me o pulso. Sentia-me horrorizado, mas
não soltei-o, pois temia que destruísse a si mesmo em um acesso de raiva.



- Chalmers! - murmurei. - Basta. Está em seu apartamento. Nada de mal pode
acometê-lo. Compreende?



Sacudí-lo e falar com ele surtiu efeito, e a expressão de loucura foi
desaparecendo de seu rosto. Tremendo e convulsionando, desabou como um
grotesco monte de carneno centro do tapete chinês.



Ajudei-o a caminhar até o sofá e a deitar-se nele. Seu rosto estava contraído
de dor e me dei conta de que seguia lutando contra recordações espantosas.
- Whisky - murmurou. - Está ali, na estante junto à janela, na gaveta
superior da esquerda.



Quando dei-lhe a garrafa, segurou-a com tanta força que seus dedos ficaram
brancos.



- Quase me agarram. disse entrecortadamente.
Bebia à grandes tragos irregulares e pouco a pouco sua face foi deixando a
brancura.
- Essa droga - eu disse. - é o diabo em pessoa.



- Não era a droga - gemeu.



Seu semblante não era de louco. Agora dava a impressão de um profundo
desalento.



- Farejaram-me através do tempo - sussurrou.



- Como eram? - perguntei para mantê-lo falando.



Inclinou-se em minha direção e agarrou-me o braço com força. Outra vez foi
dominado por horríveis tremores.



- Não há palavras para descrevê-los. - murmurou asperamente. Foram vagamente
simbolizados no Mito da Queda e de certa forma obscena que às vezes aparece
gravada em algumas tabuletas arcaicas. Os gregos davam-lhes um nome que
ocultava a impureza essencial desses seres. A maçã, a árvore e a serpente são
símbolos do mistério mais atroz.



Aos poucos, sua voz tornou-se um uivo:



- Frank! Frank! No começo consumou-se um ato terrível e imencionável! Antes
do tempo, o ato, e depois do ato...



Começou a andar histericamente pelo apartamento.



- As conseqüências do ato se movem através dos ângulos nas obscuras voltas do
tempo. Têm fome e sede!



- Chalmers - tentei racionalizar - , estamos na terceira década do século XX!
Porém, ele seguiu gritando:



- Têm fome e sede! Os Cães de Tíndalos!



- Chalmers, quer que eu chame um médico ?



- Nenhum médico pode me ajudar. São horrores da alma e, contudo - ocultou a
cara entre as mãos-, são reais, Frank. Vi-os durante um momento horrível.
Durante um instante cheguei a estar do outro lado. Encontrei-me em uma
ribeira lividez, além do tempo e do espaço. Havia uma espantosa luz que não
era luz e um silêncio cheio de uivos, e ali eu os vi. Em seus corpos débeis e
famintos se concentra todo o mal do universo. Na realidade, não estou seguro
de que tiveram corpo: só os vi por um instante. Porém, ouviram-me respirar.
Durante um momento indescritível senti seu alento em minha cara. Viraram-se
em minha direção e fugi gritando. Em um único instante fugi através de
milhões de séculos.



Porém me farejaram. Os homens despertam neles uma fome cósmica. Fazemo-os
escaparem momentaeamente da aura impura que os rodeia. Tem sede de tudo o que
há de puro em nós, de tudo o que emergiu imaculado naquele ato. Em nós há
elementos que não participaram do ato e eles os aborrecem. Porém não imagine
que são literalmente maus. No plano onde habitam não existe o bem e o mal
como nós os concebemos. São o que, no princípio permaneceram desprovidos de
pureza para sempre. Ao cometer o ato, se converteram em corpos de more, um
receptáculo de toda impureza. Porém não são maus no sentido que nós damos a
esta palavra, porque nas esferas em que se movem não exise pensamento, nem
moral, nem bom, nem mau. Ali só existe o puro e o impuro. O impuro se
expressa em ângulos; o puro em curvas. O homem, ou melhor dizendo, o que há
de puro nele, procede do curvo. Não ria. Falo completamente sério.



Levantei-me para ir embora. Enquanto ia para a porta, disse:



- Você me dá muita pena, Chalmers. Porém não estou disposto a ouví-lo
delirar. Enviarei-o ao meu médico. É um homem de idade, muito compreensivo, e
não se ofenderá a menos que você o mande para o diabo. Porém confio que
seguirá as indicações que ele lhe der. Se você passar uma semana descansando
em um sanatório, verá que vai se sentir bem melhor.



Enquanto descia as escadas, ainda pude ouvir-lhe. Era uma risada tão
desprovida de alegria que me fez chorar.





II





Quando Chalmers me telefonou na manhã seguinte, meu primeiro impulso foi o de
desligar imediatamente. Pedia-me para fazer algo tão insólito, e tão
anormalmente alterada estava sua voz que duvidaria de meu prórprio bom-senso
se continuasse esse assunto. Mas não pude deixar de perceber a sinceridade de
sua angústia, e quando sua voz falhou e ele começou a chorar, eu decidi
atender a seu pedido.



- De acordo - disse eu -vou agora mesmo e levo o gesso. A caminho da casa de
Chalmers, eu parei numa loja de materiais comprei dez quilos de gesso. Ao
entrar no quarto de meu amigo, eu o vi escondido junto à janela, olhando de
frente para a parede, com os olhos enfebrecidos de terror. Quando me viu
entrar, se levantou e agarrou o pacote de gesso com uma avidez que me deixou
assustado. Tinha tirado toda a mobília do apartamento, que agora apresentava
um aspecto absolutamente desolado.



- Nós ainda podemos nos salvar! - ele exclamou. - Mas temos que agir
depressa, Frank, há uma escada no vestíbulo, traga-a imediatamente. E traga
também um balde d'água.



- Por qual razão? - murmurei atônito. Ele virou-se vivamente para mim, e pude
ver um raio de ira em seus olhos.



- Por qual razão você acha, tolo? Fazer a massa com o gesso! - ele gritou,
fora de si. - Para fazer a massa que salvará nosso corpo e nossa alma de uma
contaminação indizível. Para fazer a massa que salvará o mundo de um
perigo...Frank, temos que fechar as portas!



- Para quem? - eu perguntei.



- Para os Cães de Tíndalos! - ele exclamou. - Eles só podem chegar até nós
através dos ângulos. Eliminemos todos os ângulos do apartamento! Eu porei
gesso em todos os ângulos, em todos os cantos, em todas as fissuras. Ficará
como o interior de uma esfera!



Teria sido inútil discutir com ele. Eu levei-lhe a escada, Chalmers misturou
o gesso com a água e trabalhamos durante três horas. Nós cobrimos os quatro
cantos da parede, e também as interseções dela com o chão e o teto.



Finalmente, nós arredondamos os ângulos duros da janela.



- Agora, ficarei aqui até eles irem embora. - disse Chalmers quando
terminamos a tarefa. Ao perceber que o cheiro que seguem força-os a cruzar
curvas, eles irão embora. Irão embora famintos, frustrados, insatisfeitos ao
plano de impureza de onde vieram, anterior ao tempo e além do espaço.
Sorriu afavalmente e acendeu um cigarro.



- Agradeço-lhe muito por ter vindo.



- Ainda não quer ir a um médico? - perguntei.



- Talvez amanhã - respondeu. - Agora tenho que vigiar e esperar.



- Esperar o que? - indaguei.



Chalmers sorriu debilmente.



- Você acredita que estou louco - disse -; compreendo perfeitamente. És
inteligente, porém, também, és muito prosaico e não pode conceber a
existência de nenhuma entidade independente de toda energia e de toda
matéria. Porém, meu querido amigo, já lhe ocorreu pensar alguma vez que a
energia e a matéria são as barreiras que o tempo e o espaço impõem a nossa
percepção? Sabendo, como eu sei, que o tempo e o espaço são o mesmo e que são
enganosos porque ambos não passam de manifestações imperfeitas de uma
realidade superior, não tem sentido buscar no mundo visível nenhuma
explicação do mistério e do terror do ser.



Levantei-me e fui em direção da porta.



- Perdoe-me - exclamou. - Não quis ofendê-lo. Tens uma grande inteligência,
mas não tem uma inteligência sobrehumana. É natural que você seja consciente
de suas limitações.



- Telefone-me se precisar - disse e desci a escada de dois em dois. - Agora
sim que o mando a meu médico - disse a mim mesmo. - Está totalmente louco e
sabe Deus o que pode acontecer se ninguém ocupar-se dele.





III





Resumo de dois artigos publicados na Gazeta de Patridgeville de 3 1928 de
julho:



TREMOR DE TERRA NO CENTRO DA CIDADE



As duas da madrugada de hoje, um terremoto violento fez tremer os bairros
centrais da cidade, quebrando várias janelas em Central Square e causando
danos sérios na rede elétrica e nas instalações do metrô. Nos bairros
periféricos, o terremoto também foi sentido, resultando na completa
destruição do campanário do baptista de igreja de Angell Hill que tinha sido
projetada por Christopher Wren em 1717. Os bombeiros lutam para apagar o fogo
que foi deflagrado nos navios da fábrica de pneus. O prefeito prometeu abrir
uma investigação para determinar responsabilidades se existirem.



ESCRITOR OCULTISTA ASSASSINADO POR VISITANTE DESCONHECIDO



Crime horrível em Central Square



Um mistério impenetrável envolve a morte de Halpin Chalmers
Às nove horas do dia de hoje foi achado o corpo sem vida de Halpin Chalmers,
escritor e periodicista, em um apartamento vazio em cima da joalheria
Smithwich & Isaacs, no número 24 de Central Square. A investigação judicial
mostrou que esse apartamento havia sido alugado pelo Sr.Chalmers no último
dia 1 de maio e que ele próprio havia trazido a mobília, há quinze dias. O
senhor Chalmers escreveu diversos livros sobre ocultismo. Era membro da
Associação Bibliográfica e anteriormente havia residido no Brooklyn, em Nova
York.



Às sete horas da manhã, o senhor L. E. Hancock, inquilino do apartamento
situado na frente do de Chalmers no edifício de Smithwich & Isaacs, sentiu um
odor estranho ao abrir a porta para deixar seu gato entrar e pegar sua edição
matinal da Gazeta de Patridgeville. O odor, segundo afirma, era extremamente
pungente e enjoativo, e tão intenso perto da porta de Chalmers que teve que
tapar o nariz quando se aproximou dela.



Estava a ponto de regressar ao seu apartamnto quando lhe ocorreu que o cheiro
poderia significar que Chalmers podia ter esquecido de fechar o gás em sua
cozinha. Alarmado com essa possibilidade, decidiu investigar o que tinha
acontecido, e, como ninguém respondia aos seus chamados de dentro do
apartamento, ele chamou o zelador do edifício. Este último abriu a porta com
uma chave mestra, e ambos adentraram no apartamento de Chalmers. A habitação
estava totalmente desprovida de mobiliário, e Hancock assegurou que, ao ver o
que havia no chão, sentiu-se enjoado, de modo que ele e o zelador ficaram um
tempo na janela, sem olhar para trás.



Chalmers jazia deitado de barriga para cima no centro do apartamento. Estava
completamente nu e tinha o peito e os braços cobertos com uma substância
gelatinosa azulada. A cabeça, que tinha sido separada do corpo, repousava
sobre o peito e suas feições estavam horrivelmente retorcidas e mutiladas.
Não havia sinal de sangue.



O apartamento apresentava um aspecto insólito. Todas as arestas haviam sido
cobertas com gesso, que em algumas partes havia se rachado, e em outras,
desprendido. Os fragmentos de gesso caídos haviam sido agrupados juntos do
cadáver, formando um triângulo perfeito. Junto do corpo encontrvam-se várias
folhas de papel amarelo quase inteiramente consumidas pelo fogo. Neles
estavam desenhados vários símbolos fantásticos e estranhas figuras
geométricas e podia-se ler diversas frases escritas apressadamente. Essas
frases contudo, são tão absurdas que não proporcionaram a menor pista sobre o
possível autor do crime. Aqui estão algumas das frases: "Vigio e espero.
Estou sentado junto da janela e vigio as paredes e o teto. Não creio que
cheguem até aqui, mas devo ter cuidado com os Doels, que talvez os ajudem a
passar. Também os ajudariam os sátiros e eles podem avançar pelos círculos
roxos. Os gregos sabiam como impedí-los. É lamentável que tenhamos esquecido
tantas coisas..."



Em outro papel, no mais queimado dos sete ou oito fragmentos recolhidos pelo
Sargento Detetive Douglas (da Polícia de Patridgeville), estava rabiscado o
seguinte: "O gesso está caindo! Houve uma vibração terrível. Um terremoto,
parece! Não podia prevê-lo. A luz vai acabar. Telefonar pra Frank. Ele
chegará a tempo? Devo tentar. Recitarei a fórmula de Einstein. Estão
passando! Conseguiram atravessar! Da fumaça nos cantos das paredes saem suas
línguas."



Na opinião do Sargento Detetive Douglas, Chalmers morreu envenenado por algum
produto químico desconhecido. A polícia enviou amostras da estranha
substância gelatinosa azul que cobria o corpo de Chalmers para o Laboratório
Químico de Patridgeville e confia que o relatório dos cientistas jogará
alguma luz sobre este crime, o mais misterioso dos últimos anos. Sabe-se que
Chalmers teve uma visita na noite anterior ao terremoto, pois seu vizinho
ouviu, ao passar pela porta de Chalmers, inconfundível barulho de
conversação. O principal suspeito é esse visitante desconhecido, cuja
identidade a polícia se esforça para descobrir.



IV


Informe do doutor James Morton, químico e bacteriologista:



"Senhor juiz: a substância semilíquida que o senhor me mandou para estudos é
a mais estranha que eu já vi na vida. Apresenta certas analogias com
protoplasma, porém não se encontra nela nenhum indício de enzimas. As enzimas
são catalisadores das reações químicas que ocorrem dentro da célula viva.
Quando as células morrem, as enzimas as desentegram mediante hidrólise. Sem
enzimas, o protoplasma possuiria uma vitalidade praticamente infinita, ou
seja, seria imortal. As enzimas, por assim dizer, são os elementos negativos
do organismo unicelular, que constitui a base da vida, e, na opinião dos
biólogos, sem elas não pode existir matéria viva. E, entretanto, tais corpos
indispensáveis se fazem ausentes da sustância gelatinosa que o senhor me
enviou. O senhor compreende o significado que essa descoberta pode ter para a
ciência?"



V


Fragmento de um manuscrito intitulado "Os que velam em silêncio", original do
falecido Halpin Chalmers:



"E se existisse outra forma de vida, paralela a que conhecemos, mas sem os
elementos que destróem a nossa? E se em outra dimensão existe uma força
diferente da que gera nossa vida? E se essa força emite uma energia, que,
procedente de sua dimensão desconhecida, consegue alcançar nosso espaço-tempo
e criar uma nova forma de vida celular? Decerto que não se pode demostrar que
tal forma nova de vida existia em nosso universo, mas eu vi suas
manifestações e falei com elas. De noite, em meu apartamento, falei com os
Doels. E em meus sonhos, eu contemplei seu criador. Eu vi isto em regiões
distantes, além do tempo e da matéria. Move-se através de curvas estranhas e
ângulos alucinantes. Algum dia viajarei no tempo e ficarei cara a cara com
ele."

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A Rainha dos Pantanos - Henry Evaristo

Virgílio - Henry Evaristo

UM SALTO NA ESCURIDÃO - Henry Evaristo publica seu primeiro livro

O CELEIRO, de Henry Evaristo

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Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa.

§ 1º Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 2º Na mesma pena do § 1o incorre quem, com o intuito de lucro direto ou indireto, distribui, vende, expõe à venda, aluga, introduz no País, adquire, oculta, tem em depósito, original ou cópia de obra intelectual ou fonograma reproduzido com violação do direito de autor, do direito de artista intérprete ou executante ou do direito do produtor de fonograma, ou, ainda, aluga original ou cópia de obra intelectual ou fonograma, sem a expressa autorização dos titulares dos direitos ou de quem os represente.

§ 3º Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

§ 4º O disposto nos §§ 1o, 2o e 3o não se aplica quando se tratar de exceção ou limitação ao direito de autor ou os que lhe são conexos, em conformidade com o previsto na Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, nem a cópia de obra intelectual ou fonograma, em um só exemplar, para uso privado do copista, sem intuito de lucro direto ou indireto.



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